Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Parto e pós parto /Volta ao trabalho

Armazenamento de Leite Materno

Quanto tempo o leite materno pode ficar armazenado na geladeira e no congelador? Os padrões brasileiros diferem dos de outros países?

  • 02/12/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

Os padrões de armazenamento de Leite Materno domiciliar no Brasil se diferem dos de outros países. Por isso é muito importante que sigamos as orientações que os órgãos responsáveis disponibilizam, e mais ainda, é preciso entender o porque dessa diferença.

Mais comumente no final da Licença Maternidade a mãe que deseja seguir amamentando, e também a que pretende manter o Aleitamento Exclusivo até os seis meses de idade do bebê, tem a opção de armazenar seu leite em sua geladeira, ou congelador, ou freezer, para que ele seja oferecido durante sua ausência. Para que isso seja feito com segurança, e sem risco de contaminação do Leite Materno, é necessário que se tome uma série de cuidados e que sejam seguidos os procedimentos de higienização e tempo de armazenamento domiciliar.

Como temos acesso a livros, sites e blogs estrangeiros corremos o risco de achar que em todos os países o armazenamento é feito da mesma forma, quando na verdade, não só existem diferenças nos procedimentos, como elas são grandes.

Patricia conta que se tivesse sido melhor orientada pelo médico no final de sua Licença Maternidade teria amamentado por mais tempo.

Para entendermos melhor essa questão levei esta pergunta para a Dra Ana Heloisa:

-Quanto tempo o leite materno pode ficar armazenado na geladeira, no congelador e no freezer? Os padrões brasileiros diferem dos de outros países? Por que?

Assuntos relacionados:

Cartilha do Ministério da Saúde para a mãe que trabalha

Empresa Cidadã: projeto que dá seis meses de Licença Maternidade para mãe

O que fazer para o bebê não perder o interesse pelo peito no final da LM?

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.