Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Parto e pós parto /Volta ao trabalho

Ordenha e armazenamento de leite humano em casa

Você sabe como fazer? Veja essas orientações.

  • 29/04/2016
  • Chris Nicklas

Ordenha e armazenamento de leite humano em casa são totalmente viáveis e são uma ótima saída para a mulher trabalhadora que em algum momento voltará ao serviço possivelmente enquanto o bebê ainda está em Aleitamento Exclusivo.

Não passei pela experiência da Licença Maternidade, pois quando meus filhos nasceram eu estava desempregada. Mas sempre que acompanho uma mãe que está entrando neste processo vejo que surgem muitas dúvidas e inseguranças.

Para algumas mulheres o processo todo corre de forma tranquila e para outras nem tanto, mas é fato que quanto mais calma e segura a mãe estiver melhor mais chances de que tudo dê certo. A ordenha e o armazenamento domiciliar exigem uma série de cuidados e precauções. Por isso separei este vídeo que encontrei no canal UniverSUS do YouTube para mostrar para vocês.

Nele vocês encontrarão muitas orientações importantes que devem ser seguidas à risca para que o leite materno seja armazenado de forma segura e higiênica.

Algumas mães se adaptam à ordenha manual e outras preferem a bombinha de tirar leite ( que foi o meu caso ). O que é importante dizer é que em nenhum dos dois casos a mulher deve sentir dor ou qualquer tipo de desconforto, estes seriam sinais de que algo não vai bem e que é preciso procurar ajuda profissional. Nos Bancos de Leite há equipes treinadas para dar este tipo de ajuda às mães de que estejam passando por algum tipo de dificuldade.

Vejam o passo a passo do vídeo e boa sorte!

Beijo

Chris Nicklas

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…