Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Chris Nicklas /Colunistas

Amamentar é… Um processo!

Amamentar seu bebê está tranquilo há dias! E de repente, tudo muda! Por que?!

  • 13/05/2014
  • Chris Nicklas

2_babyfriendly

 

A vida é danada, né? Quando a gente acha que está tudo bem, lá vem uma onda que nos carrega para outro lado.

Era assim que eu me sentia quando amamentava os meus filhos. A conquista de um dia não me garantia a tranquilidade de amanhã.

A busca pela pega correta, pelo peso adequado, os intervalos maiores, mamadas perfeitas… Cada passo que eu dava para frente me trazia um novo desafio a ser enfrentado. Não tinha fim!

Hoje, 11 anos depois, vejo o quanto a minha expectativa era equivocada, ingênua e imatura. Aliás mesmo agora me pego pensando que em algum momento na minha vida atingirei o Nirvana e nenhum percalço me atingirá, rsrsrs! Somos eternas crianças!

Converso com vocês, mães que visitam o Amamentar é… atrás de dicas, respostas, soluções, explicações… E o que posso oferecer é acolhimento e a certeza de que é assim para todas. Amamentar é um mar de imprevistos.

E a lista é grande!

Começa com aprender a fazer a pega correta, depois vem o ganho de peso, os intervalos mínimos, convencer a família de que você pode dar conta só com seu leite, o pediatra que não acredita, a descida dos dentes, com eles a mudança drástica de comportamento do bebê que mamava calmamente e agora não fica quieto, as mordidas, a introdução dos alimentos, o final da Licença Maternidade… Nossa!!! O que é isso?! Quanto mais penso mais coisas aparecem em minha mente!

Cada etapa vencida é uma vitória, isso é verdade. E por mais que não queiramos enxergar é nas dificuldades que nos vencem e derrubam, nas crises e no sofrimento, que surgem as grandes oportunidades de auto conhecimento.

Em algumas fases, como com o nascimento dos dentinhos, quando não há muito o que fazer a não ser esperar que o desenvolvimento do bebê se encarregue de levar aquela tormenta para longe, precisamos de muita calma, ajuda e da consciência de que nem sempre temos uma solução imediata.

 

Como tudo na vida, Amamentar é… Um processo!

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…