Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Chris Nicklas

Amamentar é… Natural

Aqui você encontrará informações sem as quais fica mais difícil amamentar! Leia com atenção!

  • 02/01/2014
  • Chris Nicklas

imgHandler

Muitas mães que passam aqui pelo Amamentar é… querem continuar com o aleitamento materno, mas são convencidas de que não podem. Às vezes pelo médico, outras pela família.

Este site foi criado para esse tipo de situação, pois acredito que uma mãe que está bem informada, e sabe onde pode encontrar acolhimento e apoio, é mais forte e está menos vulnerável à este tipo de investida. O discurso é sempre o mesmo:

– Você não tem leite suficiente

– Seu neném não está engordando dentro dos padrões esperados

– Seu bebê está passando fome…

E por aí vai!

Todas essas afirmações numa certa medida até podem proceder, mas nenhuma delas é prova cabal de que a mãe não tem condições de reverter este quadro e continuar a dar o peito, principalmente quando está devidamente apoiada e orientada,.

Se a pega é corrigida, a produção de leite aumenta rapidamente e o leite será suficiente, o bebê engordará, e não passará fome.

Existem duas passagens na evolução do Aleitamento Materno que também podem nos levar a acreditar que nosso leite não é suficiente:

A primeira é nas grandes viradas de peso do neném, quando seu tamanho da um salto e com ele a sua fome aumenta muito. Neste momento seu bebê  chorará, reclamará e pedirá para mamar o tempo todo. Se prepare pois vai ser cansativo. Persevere, pois em mais ou menos 48 horas a sua produção de leite também dará um salto e os dois voltarão a se entender. Você vai pensar que deve dar o leite em pó, que você não dará conta, que vai pifar! Mas passa! Te garanto!

A segunda é quando o seu peito deixar de ficar estufado, explodindo! Você vai ficar desesperada! Cadê o leite que estava aqui?! Este é um outro momento interessante do Aleitamento Materno. Seu corpo se adaptou, sua produção de leite está exatamente do tamanho que seu bebê precisa, nem mais nem menos. Não há sobras, por isso não transborda. Isso é muito bom. Você pode amamentar por anos se quiser! Seu leite será produzido na hora que o seu neném começar a mamar. Você também deve levar em consideração que a própria introdução dos alimentos, depois dos seis meses de vida na dieta do seu filho, levará à diminuição da produção e isso é importante que aconteça para que você não desenvolva uma infecção mamária em decorrência do leite que fica parado nos dutos empedrando.

O que você realmente precisa para amamentar em paz é: de ajuda ( braçal mesmo! ), apoio, fé, dormir sempre que seu neném o fizer e se alimentar de forma saudável, sempre bebendo muita água. Do resto a natureza se encarrega!

Amamentar é… Natural!

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…