Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dicas de amamentação /Dra. Ana Heloisa Gama

A importância das mamadas noturnas

Para a evolução do processo da amamentação

  • 03/10/2016
  • Dra. Ana Heloisa Gama

Amamentar à noite para muitas mulheres ( a maioria ) é fonte de muita angústia e sofrimento, especialmente para as que trabalham fora.

Quando a Licença Maternidade termina, por volta do final do quarto mês de vida do bebê, a amamentação a princípio ainda está em livre demanda e na maioria dos casos a mãe e o bebê acabaram de acertar os ponteiros e as mamadas estão começando a ficar mais tranquilas. Essa é a fase em que bebês e mães começam a se entender. E aí… Termina a Licença Maternidade! Que desespero!

Uma das primeiras coisas que passam pela cabeça da gente é o desmame noturno. Afinal essa seria a fórmula perfeita: o bebê dorme à noite, a mãe amamenta de manhã e na hora que volta do trabalho e a última mamada ocorreria antes do bebê dormir. Assim caminharia a humanidade, num mundo ideal.

Só que não. As mamadas noturnas existem, e tudo indica que têm um papel importante para a evolução da amamentação. Além disso nem o bebê, nem o corpo da mulher são como máquinas que têm um botão de liga e desliga, e quando você vê, depois de fazer de tudo para o seu bebê dormir uma noite inteira as suas mamas estão tão cheias que você mesma não consegue pregar o olho de tanto incômodo.

Infelizmente não tem receita de bolo.

Mais uma vez é preciso avaliar caso a caso, afinal só quando botamos na balança custo e benefício podemos verificar o quanto tentar lutar contra algo que é determinado pela nossa biologia vale a pena ou não.

A Dra Ana Heloisa Gama nos fala neste post sobre a ambiguidade dessa questão, pois se por um lado queremos dormir porque precisamos estar producentes no dia seguinte por outro o fato de não termos amamentado à noite pode levar tudo por água abaixo e a noite, que era para ter sido bem dormida, vira um incômodo só.

Encontrar um equilíbrio, como sempre, é o maior desafio.

 

 

Acompanhe a Dra Ana Heloisa também aqui: SOS Mamãe&Cia

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.