Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dra. Ana Heloisa Gama /Saúde do bebê

Benefícios da Amamentação

Conheça algumas das principais vantagens que amamentar traz para você!

  • 10/02/2014
  • Dra. Ana Heloisa Gama

A amamentação traz muitos benefícios, tanto para o bebê como para a mãe. O que mais fazemos é listar tudo que a amamentação agrega de bom para a criança, mas e a mãe? O que sai ganhando? Sim! Existem muitas vantagens para a mãe e é delas que falaremos hoje.

Amamentar um bebê exclusivamente no peito nos primeiros seis meses de vida é o jeito mais eficiente de achar uma forma de emagrecer . Se compararmos essa atividade a qualquer outra em termos de perda calórica veremos que ela se equipara a uma aula de Spinning!

É claro que se a mãe comer todos os dias um bolo inteiro de chocolate nossa teoria vai por água abaixo! Se alimentar de forma saudável  e sem exageros é fundamental! Para isso precisamos estar emocionalmente bem, o que muitas vezes não ocorre logo após o parto. Ficamos muito ansiosas e inseguras! Daí a necessidade de cuidados especiais da família em relação a ela. Ter alguém cuidando da alimentação, dos horários, do sono, da hidratação… Tudo isso conta!

Amamentar também faz a barriga voltar ao lugar mais rápido, pois o hormônio Ocitocina promove a contração do útero fazendo com que ele volte às suas dimensões originais.

A amamentação diminui muito o risco de câncer de mama!

O bebê que mama no peito fica menos doente, pois através do leite materno recebe anticorpos que os protegem de todas as viroses com as quais a mãe já entrou em contato. Consequentemente, ficando menos doente ele da menos trabalho para a mãe que fica mais descansada!

Muitas são as vantagens de amamentar no peito! Veja aqui com a Dra Ana Heloisa Gama quais são algumas das principais:

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.