Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Chris Nicklas /Colunistas

Dica de leitura: “Amamentação: Um híbrido Natureza – Cultura”

Escrito pelo Dr João Aprigio Guerra de Almeida este livro esclarece todos os aspectos culturais que regem o processo da amamentação

  • 20/02/2015
  • Chris Nicklas

Amamentação: Um híbrido Natureza – Cultura

Estou lendo este livro e meu encantamento só cresce. Escrito pelo Dr João Aprigio Guerra de Almeida, coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano desde sua implantação, ele nos oferece uma panorâmica da evolução (e involução) da cultura da amamentação desde a descoberta do Brasil, passando por todas as etapas da História do nosso país, incluindo a época da escravatura, sua abolição, até os dias de hoje. O Dr João Aprigio faz uma profunda avaliação sobre as campanhas em prol do Aleitamento Materno, com um olhar especialmente crítico sobre a culpabilização da mulher no insucesso da amamentação.

Através desta leitura é mais fácil entender por que chegamos onde chegamos. A observância dos interesses que sempre se encontraram em jogo nas esferas da Saúde, da Política, da Economia e da Cultura nos possibilita compreender qual é nosso papel e nossa importância no processo de construção de uma nova forma de lidar com a amamentação.

O livro se encontra esgotado na editora, mas eu deixo aqui disponível para vocês um link onde o encontrarão em pdf:

http://static.scielo.org/scielobooks/rdm32/pdf/almeida-9788575412503.pdf

 

O Dr João Aprigio Guerra de Almeida é: Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1981), mestre em Microbiologia pela Universidade Federal de Viçosa (1986) e doutor em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira – Fiocruz (1998). Coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano desde sua implantação, chefe do Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano do Brasil, coordenador do Centro de Tecnologia e Informação em Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno – ICICT/FIOCRUZ, secretario executivo do Programa Ibero Americano de Bancos de Leite Humano -SEGIB/FIOCRUZ, coordenador do comitê consultivo – BVS – Aleitamento Materno / BIREME, consultor do Ministério da Saúde e professor titular da Fundação Oswaldo Cruz/ Instituto Fernandes Figueira e Instituto de Informação Científica e Tecnológica. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de leite humano, aleitamento materno, políticas publicas, gestão e qualidade.

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…