Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Colunistas /Dicas de amamentação

Dicas para uma amamentação bem sucedida

Derrubando mitos sobre o Aleitamento Materno!

  • 22/01/2015
  • Chris Nicklas

1969224_863352427016708_1299988552349811648_n

 

Pode-se dizer que as chances de uma amamentação bem sucedida aumentam bastante quando derrubamos alguns mitos que nos atrapalham, e muito! Afinal amamentar nunca foi fácil e, acredito eu, nunca será. O Ministério da Saúde preparou estes cartazes para divulgar conhecimentos que a maioria da população desconhece, tornando acessíveis informações, que fazem uma grande diferença quando temos dúvidas ou tomamos decisões sem saber que estamos indo na contramão do Aleitamento Exclusivo por seis meses.

Ainda temos uma longa estrada para percorrer quando o assunto é Licença Maternidade e benefícios para a mãe que trabalha. E tudo indica que esta luta é nossa. Ninguém melhor que as próprias mães trabalhadoras para saber o que é melhor para nós, não é mesmo?

Falar sobre Aleitamento Exclusivo por seis meses parece papo de maluco em um país que conta com uma Licença Maternidade de apenas quatro meses, mas aos trancos e barrancos, debatendo, protestando em redes sociais, fazendo propostas, procurando por representantes políticos competentes… Vamos construindo nosso lugar no mercado de trabalho sem termos que abdicar deste precioso período da vida de nossos bebês até completarem um ano.

Mas o curioso é que outro dia, lendo os resultados de uma pesquisa, descobri que surpreendentemente na grande maioria das vezes as mães param de amamentar não por que voltam ao trabalho, mas por que não acreditam que o Leite Materno é capaz de sustentar um bebê e por isso interpretam qualquer choro da criança, nos primeiro dias e semanas de vida como um pedido por leite adaptado. Este é o mito mais difícil de ser derrubado!

Seguimos então derrubando mitos e fortalecendo nossa crença na força do Leite Materno.

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…