Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Chris Nicklas /Colunistas

Aleitamento Materno no Encontro com Fátima Bernardes

Terceiro trecho da entrevista que dei sobre os desafios da amamentação para o programa de Rede Globo.

  • 15/01/2014
  • Chris Nicklas

Aleitamento Materno na TV!

Falar sobre os desafios da amamentação em rede nacional é um oportunidade e tanto! Fui convidada pela produção do “Programa Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo,  para debater e divulgar as questões que envolvem o período do aleitamento materno. Me senti em vários momentos representando muitas mães que se sentem como me senti quando amamentei meus filhos, há muitos anos atrás! Solitária, desinformada e desincentivada a seguir com o aleitamento.

De uma certa forma acredito que as campanhas em prol da amamentação carecem de uma boa dose de realidade. A nossa realidade! Da mulher que vive num grande centro urbano, que não tem somente na maternidade toda a sua fonte de realização e que não foi definitivamente preparada para alimentar seu filho ao seio. Falar sobre isso ao vivo na TV brasileira acredito ser de extrema importância. Recebi mensagens de todo o Brasil pelo FB do Amamentar é…! Houve até mãe que desistiu de dar o leite em pó no minuto que me ouviu desabafar na telinha. É isso, quando entendemos que outras mulheres passam por emoções tão complexas quanto as nossas nos sentimos mais leves. Os problemas não desaparecem, mas de repente lidar com eles deixa de ser tão angustiante, afinal nos sentimos normais, não somos as únicas!

Essa batalha esta só começando, eu convido a todas a participar do resgate da cultura do Aleitamento Materno em nossa sociedade! A única forma de fazermos isso é juntas: conversando, trocando experiências, debatendo, compartilhando nossos aprendizados como mães e mulheres representantes de uma era. Sem vergonha, moralismos e rigidez! E sempre com muita generosidade, acolhimento e apoio mútuo.

Amamentar é um ato comunitário! Há uma expressão em inglês que diz que é necessário uma vila para se criar uma criança. Acredito piamente nisso! É você, sua irmã, sua amiga, sua vizinha! Todas na mesma barca!

Neste trecho falo sobre o quanto a nossa sociedade não está preparada para acolher a mãe que amamenta! Vamos mudar isso!

Discutimos licença maternidade, apoio, incentivo…

http://globoplay.globo.com/v/2669561/

Screen Shot 2016-01-21 at 3.23.48 PM

 

CHRIS NICKLAS

Mãe de gêmeos, formanda em psicologia, fundadora e gestora do Amamentar é…