Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Recém-nascido /Vídeos

O que esperar do sono do bebê?

Você espera que o seu bebê durma durante dez horas direto? Então veja este post e tire suas dúvidas!

  • 31/01/2017
  • Chris Nicklas

Sono de Bebê

Você já parou para pensar nisso? Sono de bebê é diferente de sono de adulto, neurologicamente falando.

Dois assuntos se entrelaçam no início da vida dos nossos filhos: as mamadas noturnas e a qualidade do sono do bebê no período da noite.

Todos os dois são fonte de muita angústia e cansaço para mães e pais.

Pensando na minha experiência… Me lembro de cortar um dobrado com os meus bebês gêmeos que acordavam muito. Minha exaustão e desespero me levavam à loucura e eu não sabia mais o que fazer. Com bastante frequência sou procurada por mães para opinar sobre isso e considero este um dos assuntos mais delicados… Dar conselhos e dicas é bem complicado ainda mais se eles forem cheios de convicções e “certos e errados”. Já vi de um tudo nos depoimentos que chegam até mim. Mas sei que o cansaço e o estresse podem nos levar a tomar decisões precipitadas e sei também que embarcar na loucura das madrugadas e depois levantar para trabalhar no dia seguinte é de ficar doido.

Um dos motivos que me deixam aflita na hora de opinar sobre a rotina das famílias é o fato de perceber que para uns certas soluções funcionam e para outros pioram a situação.

Sei que muitos são os recursos oferecidos: cama compartilhada, chupeta, mamadeira com fórmula, passear de carro, ninar, deixar chorar, métodos dos mais diversos… Nossa! Só de me lembrar sofro.

Por isso tudo fiz uma série de posts sobre o tema e começo a compartilhar com vocês. Espero que eles ajudem!

Conversei com a dupla paulistana que ministra a o curso “Oficina soninho bom do bebê” para falar sobre o que podemos esperar do sono de um bebê.

Denise Gurgel , fisioterapeuta especialista em shantala e consultora do sono, e Maiana Rappaport, psicóloga/psicanalista e consultora do sono, se uniram para orientar casais que sofrem com o sono de seus filhotes.

Uma das coisas que ficam claras, neste primeiro trecho do nosso bate papo, é que na grande maioria das vezes nós pais temos expectativas equivocadas e, por que não dizer, ingênuas sobre como é a noite de um bebê.

Aspectos do desenvolvimento neurológico e até mesmo a noção de que nem mesmo os adultos têm um sono constante, que aprofunda conforme a noite avança e superficializa no amanhecer, são informações importantes para que possamos lidar com essa fase com mais tranquilidade e menos estresse.

 

 

Maiana Rappaport: é psicóloga/psicanalista, especialista em atendimento clínico às gestantes, pós parto, casais e adultos. Coordena grupos de pós parto, oficina de reciclagem de avós e é consultora do sono de bebês e crianças.

Denise Gurgel: é fisioterapeuta materno infantil, especialista em shantala e consultora do sono de bebês e crianças.

Contato – [email protected]

Visite: Soninho Bom

CHRIS NICKLAS

Apresentadora desde 1993 (MTV Brasil, GNT e TNT). Fundadora e gestora do "Amamentar é..." onde compartilha conteúdos sobre amamentação.