Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Desenvolvimento do bebê /Dra. Ana Heloisa Gama

Síndrome de Down e Aleitamento Materno

É possível amamentar um bebê portador desta síndrome? Quais benefícios específicos a amamentação traz para ele?

  • 20/01/2015
  • Dra. Ana Heloisa Gama

O bebê que nasce portador da Síndrome de Down sofre de hipotonia facial, ou seja, tem os músculos da face molinhos e por isso tem uma postura lingual e labial muito características.

Conversei com a Dra Ana Heloisa sobre como é amamentar um bebê Down, pois sei que muitas vezes desiste-se do Aleitamento Materno em função destas características imaginando-se que elas tornariam impossível a amamentação.

A Dra disse que, muito pelo contrário, amamentar um bebê Down é possível sim e imprescindível para o seu desenvolvimento.

O movimento de ordenha, neste caso, funcionaria mais do que nunca como uma terapia para o fortalecimento e formação dos músculos buco-faciais.

Desafios sempre aparecerão, é claro! Mas como para qualquer dupla mãe/bebê! Por que o que observo cada vez mais é que amamentar é um desafio para a grande maioria de nós, mães, quase sem exceção!

O encorajamento e o acompanhamento de especialistas, no caso do bebê portador de Down, se faz ainda mais importante e a amamentação trará benefícios para o desenvolvimento da fala e respiração da criança no futuro.

Veja o que diz a Dra Ana Heloisa Gama:

 

Assuntos relacionados:

O Aleitamento Materno e a evolução dos fonemas

O estado emocional da mãe interfere no Aleitamento Materno?

Bebês com fissura palato labial conseguem mamar?

 

DRA. ANA HELOISA GAMA

Médica pediatra aposentada do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro - fundadora do Curso SOS Mamãe e CIA.