Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dicas de especialistas /Vídeos

A origem da Shantala

Conheça essa técnica indiana de massagem para bebês. Ela traz muitos benefícios para o desenvolvimento deles!

  • 15/04/2017
  • Chris Nicklas

Quando meus bebês nasceram ( há 14 anos! ) eu já tinha ouvido falar sobre a Shantala, através da minha fisioterapeuta de Rolfing, e já havia me encantado com a rica gama de possibilidades que essa terapia corporal oferece para o bebê e sua família.

Em época de “medicalização” da vida é sempre bom lembrar o poder que o toque das nossas mãos tem.

Na correria do dia a dia esquecemos o quanto o toque ( não o funcional e automático, mas o que é cheio de presença e consciência ) pode nos ajudar a atravessar os períodos de dificuldades e desafios inerentes à maternidade de forma mais íntegra, nos permitindo chegar ao fim da travessia com uma vasta bagagem de aprendizado.

Trouxe para vocês uma conversa linda que tive com a Denise Gurgel, que é fisioterapeuta materno infantil, especialista em Shantala e consultora do sono de bebês e crianças.

Através do seu trabalho Denise ajuda mães e pais a conhecerem seus bebês melhor, aprofundando o vínculo entre eles e encontrando soluções para situações corriqueiras que os deixam tensos, como as cólicas, o sono agitado do bebê e a hora de dormir.

A Shantala é uma massagem indiana trazida para o ocidente pelo médico francês Frédérick Leboyer na década de 70. Sua principal característica é o fortalecimento e aprofundamento do vínculo do bebê com seus pais através de uma massagem específica criada para o toque das mãos no corpo do bebê.

 

 

Veja abaixo uma demonstração da massagem Shantala com a participação mais que especial de Mariana e seu lindo bebê Benício.

 

 

 

 

Denise Gurgel: é fisioterapeuta materno infantil, especialista em shantala e consultora do sono de bebês e crianças. Contato – [email protected]

Visite: Curso Shantala e soninho bom do bebê

CHRIS NICKLAS

Apresentadora desde 1993 (MTV Brasil, GNT e TNT). Fundadora e gestora do "Amamentar é..." onde compartilha conteúdos sobre amamentação.