Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dicas de especialistas /Vídeos

Shantala: benefícios reais e expectativas maternas

Cólicas, gases, refluxo... Até que ponto a massagem Shantala ajuda?

  • 06/07/2017
  • Chris Nicklas

A massagem Shantala pode trazer muitos benefícios para a rotina do bebê, mas como tudo na relação mãe/bebê ela depende dessa sintonia.

Muitas vezes aconselho mães, que me procuram com questões em relação à cólicas e noites agitadas e mal dormidas, a aprenderem a técnica da Shantala com o intuito de melhorar especialmente a rotina do sono. Mas é claro que a massagem não tem efeito mágico. Ela é uma construção como tudo nessa relação.

Veja também: como é o sono do recém nascido?

Normalmente quando já estamos literalmente na lona, de tão cansadas, começamos a procurar soluções alternativas, mas no caso da Shantala uma mãe exausta tem dificuldade para esperar o processo que a massagem propõe.

Como todo aprendizado, a Shantala exige paciência, foco, sensibilidade e perseverança.

Tentar uma vez, sentir que não “resolveu” e desistir… Não é o caso!

Conversei com a Denise Gurgel que é fisioterapeuta materno infantil, especialista em Shantala e consultora do sono de bebês e crianças, para entender o que podemos esperar da massagem e como temos que administrar o nosso estado de espírito na hora de realiza-la.

Essa é uma conversa longa que passa por muitos temas e subtemas.

O principal deles, tão frequente aqui no Amamentar é…, é a capacidade de observação da mãe que é tão vital e decisiva para tantos desafios que a maternidade apresenta.

Olhar o bebê, perceber suas demandas ( tão primitivas no início de sua vida ), interpretá-las e transformá-las em ações que trazem resultados… Uau!

Pois é, este é o nosso papel, e muitas vezes falhamos! Faz parte.

A Shantala não é uma solução mágica, mas é a possibilidade de estreitar, através do toque, uma relação que se constrói de forma tão intuitiva.

Por isso que digo, se você quer conhecer o seu bebê procure ter momentos de intimidade que não se resumam somente aos momentos tradicionais de troca de fralda e banho.

Abraço!

Chris Nicklas

 

 

Denise Gurgel: é fisioterapeuta materno infantil, especialista em shantala e consultora do sono de bebês e crianças.

Contato – [email protected]

Visite: Curso de Shantala

CHRIS NICKLAS

Apresentadora desde 1993 (MTV Brasil, GNT e TNT). Fundadora e gestora do "Amamentar é..." onde compartilha conteúdos sobre amamentação.