Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Recém-nascido /Vídeos

Nutricionista: Livre demanda

Como fica a livre demanda depois da introdução dos alimentos, explica a nutricionista Naila Soares.

  • 07/07/2014
  • Chris Nicklas

A livre demanda é uma das principais orientações para o sucesso do aleitamento materno.

Mas para muitas mães tudo fica muito confuso quando chega a fase da introdução dos alimentos na rotina do bebê. Como em tudo que se refere ao desenvolvimento de nossos filhos, cada etapa demanda um certo tipo de conhecimento e informação, mas excesso de rigidez nunca é bem vindo. Para tornar a apresentação dos alimentos algo alegre e lúdico é preciso entender que esta é uma transição como outra qualquer e, quando possível, deve ser feita com calma e delicadeza, afinal queremos que a criança goste de comer e tenha uma relação saudável com a comida para o resto de sua vida. Os dois elementos dessa história são interdependentes: o leite materno precisa ser complementado pelos alimentos e estes pelo leite materno. No início ter a noção de que a criança pode estranhar as papinhas e frutas é importantíssimo e mais do que normal.

Não adianta ter pressa e a paciência será sua melhor amiga por um longo tempo! Insista, varie, seja criativa e tudo vai dar certo.

Mais que isso! Mostrar para a criança que comer é um grande barato e curtição é a sua meta e principal missão. Para isso esqueça a culpa, desmamar faz parte do desenvolvimento do seu filho e pode ser feito com a maior calma do mundo no ritmo dele. Só fique atenta para as necessidades fisiológicas da criança. Conforme as semanas vão passando é prudente perceber que uma mamada não substitui uma refeição para uma criança que já está adaptada aos alimentos, por isso invista na hora da papinha, pois ela é valiosa para o bebê.

Naila Soares – nutricionista materno infantil.
Graduada em Nutrição pela UFVJM e pós-graduada em pediatria pela Universidade Estácio de Sá.
Contato: (21)98345-0277
E-mail: [email protected]
Site: www.nailasoares.com.br

 

CHRIS NICKLAS

Apresentadora desde 1993 (MTV Brasil, GNT e TNT). Fundadora e gestora do "Amamentar é..." onde compartilha conteúdos sobre amamentação.