Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dicas de especialistas /Vídeos

Limites e regras… Os bebês precisam deles?

Os limites podem se traduzir numa mensagem coerente e constante que é tudo o que o bebê precisa

  • 24/11/2017
  • Chris Nicklas

Dar limites nunca foi tarefa fácil.

Se olharmos a história da humanidade já passamos por muitos estágios na tentativa de descobrir qual é o ponto certo.

A principal característica da sociedade atual é o lugar central da criança no núcleo familiar. É comum vermos que quem paga o preço por esta nova configuração ser a própria criança, que pode se tornar um indivíduo com dificuldades no lidar com o mundo e suas regras.

Mas quando  afinal devemos colocar limites e quando devemos simplesmente acolher?

Na amamentação essa reflexão também é válida.

Seguindo a lógica de que cada dupla mãe bebê encontra suas regras e limites, não existem o certo e o errado, mas existe o que fica evidente quando algo está fora do lugar e a rotina é exaustiva, para mãe, que consequentemente vira um trapo, e para o  bebê, que também começa a dar sinais de que algo não vai bem.

Em tempos modernos, pais que trabalham o dia inteiro, a culpa por isso, o cansaço ao chegar em casa… São tantos os componentes que tornam a missão da parentalidade uma equação difícil.

Neste post conversei com a Denise Gurgel ( fisioterapeuta materno-infantil, especialista em shantala e consultora do sono ) e a Maiana Rappaport ( psicóloga/psicanalista e consultora do sono ) sobre o quanto é importante para o desenvolvimento, especialmente emocional, do bebê que os pais criem uma rotina com limites claros para ele. Como disse a Maiana: “Uma mensagem coerente e constante é tudo o que o bebê precisa” especialmente para se sentir seguro.

Maiana Rappaport: é psicóloga/psicanalista, especialista em atendimento clínico às gestantes, pós parto, casais e adultos. Coordena grupos de pós parto, oficina de reciclagem de avós e é consultora do sono de bebês e crianças.

Denise Gurgel: é fisioterapeuta materno infantil, especialista em shantala e consultora do sono de bebês e crianças.

Contato – [email protected]

Visite: Soninho Bom

CHRIS NICKLAS

Apresentadora desde 1993 (MTV Brasil, GNT e TNT). Fundadora e gestora do "Amamentar é..." onde compartilha conteúdos sobre amamentação.