Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dicas de especialistas /Vídeos

Nutricionista: Dificuldade na introdução de alimentos

A nutricionista Naila Soares fala sobre como lidar com as dificuldades enfrentadas na introdução dos alimentos.

  • 01/12/2014
  • Chris Nicklas

A introdução de alimentos na dieta do bebê pode ser afetada por vários fatores, mas o principal deles é o emocional da mãe. Ansiosas para vermos nossos bebês comendo bem, atrapalhamos e atropelamos o processo de apresentação dos alimentos, fazendo com que ele se torne algo chato e tenso, sem o prazer que pode ser, e é!, degustar e conhecer novos sabores.

Muitas vezes essa apreensão toda é fruto da pressão que o final da Licença Maternidade impõe, outras vezes não, é simplesmente o excesso de preocupação e a imaturidade da mãe.

Transformar o momento da refeição em algo lúdico e divertido, aproximar o bebê da mesa e o incluir na hora do almoço da família, deixar ele à vontade para comer e se relacionar com os alimentos do seu jeito, são algumas das dicas que eu sugiro para mães que estejam sofrendo desta angústia. Cada bebê tem o seu tempo, e esta é uma transição que para muitos é lenta. Não há regras e nem padrões de normalidade. O bebê tem que ser respeitado e seu ritmo levado em consideração. A rigidez de horários e normas pode atrapalhar bastante este início e afetar a relação da criança com os alimentos de forma definitiva.

Relaxe e curta com o seu bebê! Só assim o processo flui com tranquilidade!

Conversei com a nutricionista Naila Soares sobre este tema e ela nos dá no vídeo abaixo algumas dicas preciosas:

Naila Soares – nutricionista materno infantil.

Graduada em Nutrição pela UFVJM e pós-graduada em pediatria pela Universidade Estácio de Sá.

Contato: (21)98345-0277
E-mail: contato@nailasoares.com.br
Site: www.nailasoares.com.br