Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Saúde do bebê /Vídeos

Odontopediatra: Amamentar previne cáries?

Vamos conversar com a Dra Ana Carolina sobre a saúde bucal dos bebês!

  • 13/06/2014
  • Chris Nicklas

Cáries são um assunto que merece nossa atenção desde cedo na vida de nossos filhos. Por isso conversei com a Odonto Pediatra Dra Ana Carolina para saber quais são os principais cuidados que devemos tomar com a saúde bucal de nossos bebês.

Muitas mães me perguntam se amamentar previne o surgimento de cáries, por isso essa foi a primeira pergunta que levei para a Dra.

Na rotina de um bebê precisamos construir hábitos de higiene desde cedo para que a criança se acostume e assuma para si, mais tarde, certas tarefas das quais nos encarregamos no início de sua vida. Os cuidados com os dentes são uma dessas tarefas. Existem duas fases muito distintas na evolução dos tratos com os dentes: uma é durante o Aleitamento Materno Exclusivo, quando o bebê se alimenta somente do leite materno, e a outra é quando começa a introdução dos alimentos ou leite adaptado, ou seja o desmame.

A Dra Ana Carolina fala sobre essas duas fases e também da dicas de como ensinar o bebê a gostar de cuidar de sua boquinha sem estranhar.

Ela também fala da diferença entre o efeito do leite materno e do leite em pó nos dentes da criança e fala de como devemos nos atentar às fórmulas descritas nas embalagens dos produtos que oferecemos para o bebê. Muitos deles já vêm adoçados e os malefícios do açúcar são óbvios! Açúcares como lactose e frutose, que se encontram no leite materno e nas frutas, respectivamente, são saudáveis e necessários.  E no caso da lactose, durante o Aleitamento Exclusivo, não há com o que se preocupar, pois ele não causa cáries. Devemos nos preocupar com cáries se há a introdução de alguma fórmula láctea ( leite adaptado para bebês ) e na etapa da introdução do alimentos.

A higiene bucal, depois do surgimento dos dentinhos e da introdução de outros alimentos é muito importante.

A busca por uma rotina saudável é a meta principal, cada mãe deve achar a sua melhor forma de trazer estes cuidados para a vida do seu filho de forma a permitir que eles não virem um martírio para a criança. Uma musiquinha, uma brincadeira e principalmente muito carinho são a chave do sucesso!

 

 

Dra. Ana Carolina Marques
Odontopediatra e Ortodontista

http://www.multioral.com.br/
https://www.facebook.com/duo.saude.estetica.oral

 

CHRIS NICKLAS

Apresentadora desde 1993 (MTV Brasil, GNT e TNT). Fundadora e gestora do "Amamentar é..." onde compartilha conteúdos sobre amamentação.