Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Dificuldade para amamentar /Dra. Ana Heloisa Gama

A retirada da sondinha

Como voltar ao Aleitamento Materno Exclusivo?

  • 24/08/2015
  • Dra. Ana Heloisa Gama

O ideal é o Aleitamento Materno Exclusivo até os seis meses de idade do bebê, quando então se iniciaria a introdução de alimentos na dieta do bebê. Mas o que vemos na realidade é que em muitos casos isso não é possível por uma infinidade de motivos.

Quando a questão é o baixo ganho de peso do bebê, cada vez com mais frequência, as mães recorrem à sondinha de relactação por saberem que se derem a complementação na mamadeira correm o risco de comprometer ainda mais a pega do bebê que, provavelmente, já não vinha boa. Com o uso da sondinha é possível trabalhar e aprimorar a pega da criança na mama, enquanto ela recebe complementação e recupera o seu ritmo de ganho de peso. O objetivo principal deste processo é com o tempo retornar ao Aleitamento Materno Exclusivo.

É comum percebermos que a auto estima da mãe, e sua segurança e certeza de que é capaz de amamentar seu filho, já estão minadas, por isso o medo rodeia o tempo todo as mamadas. Esta é parte mais complicada.

Resgatar a sua auto confiança é o primeiro e mais importante passo para que essa mãe retorne ao Aleitamento Materno Exclusivo, não tem jeito! Este é o maior desafio para um profissional que atende uma mulher que já está em complementação. E para isso é preciso muito acolhimento, apoio, além de técnica e conhecimento profissional.

Ingrid Guimarães conta como foi difícil se libertar do uso da sondinha e restaurar sua segurança.

A Dra Ana Heloisa fala sobre como proceder numa situação como essa:

Assuntos relacionados:

O que é a sondinha de relactação e quando deve ser usada?

Como corrigir a pega do bebê?

A pega correta