Amamentar é - aleitamento materno | por Chris Nicklas

ver menu buscar

Desmame /Vídeos

Renata Lacombe: Reflexão sobre os desafios do desmame

A psicóloga Renata Lacombe, reflete sobre o desmame e se pergunta: - Que mãe quer se tornar desnecessária para os seus filhos?!

  • 10/04/2015
  • Chris Nicklas

A psicóloga Renata Lacombe em seu depoimento revela que sua relação com a amamentação foi tranquila desde o início, que preferiu, por trabalhar na área da psicologia, deixar o rio correr sozinho.

Mas agora, que sua filha está maior, Renata se depara com desafios para os quais não se sente pronta. O final do processo do desmame se tornou uma fonte de angústias sobre as quais ela reflete neste texto de sua autoria:

“Desde que eu engravidei esqueci praticamente tudo que já tinha estudado (e eu estudei um bocadinho), mas tenho aprendido tanto com a maternidade! Então, eu devo ter lido isso por aí em algum lugar mas agora, por experiência própria, venho pensando que a verdadeira função da maternidade não é exatamente a amamentação e todo o seu entorno simbólico mas, justamente, o desmame. A principal função materna seria, assim, fazer essa passagem do peito para o mundo, ampliando as possibilidades do nutrir-se, real e simbolicamente. A mãe deve ser a própria ponte, uma ponte suficientemente boa que promova uma passagem segura e serena pra vida que pulsa para além dela mesma. Uma ponte generosa que entrega seu bebê para a vida fazendo dele menos seu mas, certamente, mais feliz. O contrário é uma danada duma perversão que perpetua a dependência e limita a própria vida do filho amado. Esse desmame é, desta forma, um ato de pura generosidade de uma relação que já nasce quites, onde ninguém deve nada a ninguém, nem as noites mal dormidas! Rsrsrs!”

Veja a primeira parte do rico bate papo que nós tivemos quando estive em sua casa: